domingo, 21 de março de 2010

20ª Meia-maratona e Mini-maratona de Lisboa, de 21Mar2010 (2ª mensagem, de 3): RESULTADOS

     As prestações individuais nesta meia-maratona foram sentidas de forma idêntica entre os três atletas participantes, dado que os três obtiveram resultados dentro do que esperavam. Não foram todavia, resultados brilhantes, nem sequer recordes individuais, mas era mesmo o que já era esperado, dado que, desde a prova anterior, os SB não treinaram tanto como antes e, além disso, esta Meia-maratona de Lisboa apresentou obstáculos suplementares, já referidos, tais como a dificuldade em ultrapassar atletas ao início, o sol intenso e a monotonia, embora, por outro lado, tenha tido abastecimentos de qualidade.



Expectativas: tendo em conta os tempos obtidos na participação, cerca de dois meses antes, na Meia-maratona de Viana do Castelo, e os treinos efectuados antes desta prova de Lisboa, os SB calculavam que em Lisboa, provavelmente, poderiam obter tempos entre 1h45m e 1h50m.



Prestações individuais: os três atletas fizeram uma prova em que, de uma forma geral, se pode afirmar que confirmaram as (relativamente modestas) expectativas.
   O trio começou com uma passada relativamente forte mas obrigatoriamente inconstante, dado que tinham de ultrapassar muita gente, árdua tarefa no meio de milhares de atletas e, inicialmente, iam os três juntos. Porém, após o segundo quilómetro, o trio dividiu-se em dois grupos, pois o Luís foi a seguir os outros dois a escassos metros de distância, tendo no entanto atingido o duo fugitivo ao fim da ponte, quando passavam pelo km4... Todavia, por volta do km5, já se tinha voltado à configuração de um grupo de dois mais um sozinho, com os mesmos protagonistas. O Zé e o Nuno fizeram quase por completo a corrida juntos ou a uma curta distância, desde o início até ao km19.
     Atentos ao tempo que demoravam a percorrer cada quilómetro, cedo os atletas perceberam que não era dia nem prova para grandes resultados, pois cada quilómetro era percorrido em cerca de 5min, o que, a ser mantido até ao fim, não seria bom o suficiente para recordes pessoais. Não obstante, os atletas mantiveram uma passada relativamente constante e, reconheça-se, corajosa, dado que, por vezes, parecia que não se aguentaria tal passada até ao fim mas, mesmo assim, os atletas não optaram por se pouparem, o que revela muito valor também porque esta prova, pelo seu percurso constante e invariável a imensos níveis, é uma prova em que o quilómetro seguinte custa sempre mais do que o anterior, desde a partida até à meta e, portanto, o atleta sabe que, o que o espera, será sempre pior do que o que está a sentir e a passar a dado momento (ao contrário doutras provas em que, até por haver uma ou outra subida, há cortes na monotonia e mesmo o esforço suplementar de subir costuma ser compensado com descida a seguir).
   A prova ia decorrendo sempre na mesma toada, até que, ao km19, o sol terá aquecido demais a cabeça de Nuno, que ao ler a placa indicadora do referido quilómetro, foi iludido pela miragem da placa do km20... Ora, pensando que tinha atingido o último quilómetro, Nuno foi buscar energias onde não as pensava ter para percorrer o que, pensava ele, seria o último quilómetro de corrida. Nuno fez realmente um óptimo tempo nesses 1000m... Porém, a frustração foi intensa ao ver a verdadeira placa do km20 e o verdadeiro último quilómetro + 97,5m revelou-se como um dos 1097,5m mais penosos para Nuno e, aí, o mesmo atleta entendeu porque Zé não o tinha seguido quando o viu "disparar". Foi no ponto referido e desta forma que o duo se separou, tendo-se encontrado já depois de terem "cortado" a meta, com tempos idênticos. Luís demorou mais um pouco, terminando a corrida também com uma prestação valorosa, plena da garra que o caracteriza!
  
   Analisando as tabelas abaixo, percebe-se que, nesta prova em que foi batido o record do mundo da Meia-maratona, os três elementos dos Suicidas Brácaros completaram a prova com tempos inferiores à média geral e com mais atletas a acabarem mais lentos do que eles do que atletas mais rápidos, o que revela também que, esta prova, é dirigida sobretudo a amadores, sendo um exemplo nesse sentido.
     Se se analisar só o respectivo escalão, o Nuno e o Zé conseguiram-se classificar no primeiro terço dos atletas e o Luís classificou-se sensivelmente a meio..
     O Nuno e o Zé foram, em termos médios, aumentando a velocidade à medida que a corrida se ia desenvolvendo, enquanto que o Luís optou pela estratégia oposta.



Informação global; tempos, classificações e velocidades dos atletas:




































Classificação geral aqui.



     As participantes na Mini-maratona, impossibilitadas de correram como chitas por cerca de 30000 participantes que começaram à sua frente, realizaram um passeio em que não só apreciaram as vistas viveram toda a envolvência festiva, mas também aplicaram a classe que as caracteriza a percorrer os 7km que distava a meta da partida. Vivas à sua participação!



SMS dos atletas:

  • : ""

  • Luís: "Foi a 1ª ½ Maratona k dei pr mim a pensar se era capaz de a findar. Mta recta esgotou-me, tive d parar,mas cm uma laranja na boa retomei cm 1 smile até a cessar"

  • Nuno: "Corremos c/mt sol,como tanto gosto!Ainda não estávamos adaptados,mas deixamos a nossa marca,além de litros de sangue,suor e lágrimas.Sempre a dar-lhe p/frente!"

  • Angela: ""

  • Patrícia: "Um tanto ou quanto inexplicável. Uma sensação d poder, d liberdade.Um caminhar sentido para a descoberta ds limites k deixa 1 sensação d kerer mais e sempre +…"

  • Marta: ""

Sem comentários:

Enviar um comentário